Pichações de teor nazista são feitas em parede no campus da Unesp, em Presidente Prudente
20/05/2025
(Foto: Reprodução) Representante da universidade registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Pichações de teor nazista foram feitas com tinta vermelha em parede no campus da Unesp, em Presidente Prudente (SP)
Diretório Acadêmico 3 de Maio/Instagram
Pichações com mensagens de cunho nazista foram feitas na parede do Diretório Acadêmico do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Um representante da instituição pública de ensino superior compareceu à Delegacia Participativa da Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência na tarde desta terça-feira (20).
De acordo com o funcionário da Unesp, o sistema de monitoramento do campus capturou imagens, na madrugada do domingo (18), mostrando duas pessoas, sendo um homem e uma mulher, chegando ao local e pulando a grade para fazer as pichações.
Ainda segundo o Boletim de Ocorrência, os suspeitos escreveram na parede, com tinta vermelha, os seguintes dizeres: "Hi Hitler", "88" e "1488", além do símbolo da suástica nazista.
Segundo historiadores, o 14 é considerado um símbolo pelo que ficou conhecido como 14 palavras, uma expressão supremacista, que em tradução para o português quer dizer "devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as crianças brancas". E o 88 é em referência a “Heil Hitler”, ou "Salve Hitler", em tradução literal. O H é a oitava letra do alfabeto.
O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado para realizar a perícia no local.
A Polícia Civil enquadrou o caso com base em dois crimes consumados:
pichação e
divulgação do nazismo.
O caso está sendo investigado.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.