Socorrista do SAMU corre entre carros para abrir passagem de ambulância em Gravatá e VÍDEO viraliza
Socorrista do SAMU corre entre carros para liberar ambulância com paciente Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chamou a atenç...
Socorrista do SAMU corre entre carros para liberar ambulância com paciente Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chamou a atenção ao descer de uma ambulância e correr entre os veículos para abrir caminho em meio ao trânsito congestionado de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A equipe transportava uma vítima de choque elétrico em estado grave. A cena foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais. As imagens mostram o técnico de enfermagem, Motolância do SAMU Gravatá, Ezequiel Pedrosa orientando motoristas a abrirem espaço para a Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU. Segundo ele, a medida foi necessária para garantir agilidade no deslocamento da equipe até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. ✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp “Quando eu vi que realmente não iria passar, o único jeito era alguém descer para fechar o ponto crítico. Na minha cabeça foi automático: fica com o paciente aí que eu vou descer e fechar o trânsito”, contou ao g1. Segundo o socorrista, a prioridade era reduzir o tempo de deslocamento até a unidade de saúde, já que o paciente apresentava múltiplas complicações e necessitava de atendimento especializado. “O estado de saúde dele era muito crítico. O paciente tinha um trauma torácico que precisava ser drenado por cirurgia e necessitava de uma UTI. Cada minuto faz diferença”, afirmou. De acordo com Ezequiel, a ocorrência aconteceu por volta das 10h da manhã da segunda-feira (22). A equipe foi acionada para atender uma vítima de choque elétrico seguido de uma queda de aproximadamente 4 metros de altura. Quando os profissionais chegaram ao local, o paciente estava desacordado. A equipe da USA de Gravatá era composta por uma média, uma enfermeira, o condutor do veículo e pelo técnico de enfermagem. Após os primeiros atendimentos, o paciente foi colocado na ambulância para ser levado a uma unidade de saúde. Durante o deslocamento, porém, o quadro clínico se agravou. Segundo Ezequiel, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro da viatura e precisou ser reanimado pela equipe. “O paciente teve uma parada cardiorrespiratória. Começamos as compressões cardíacas e conseguimos reanimá-lo. Como ele estava muito grave, seguimos direto para a UPA de Gravatá”, afirmou. Ao chegar à região central da cidade, a ambulância encontrou o trânsito completamente congestionado. Foi nesse momento que o socorrista decidiu descer do veículo para tentar liberar a passagem. Ezequiel correu à frente da ambulância e bloqueou temporariamente cruzamentos considerados estratégicos para permitir que os motoristas abrissem espaço. Em alguns trechos, precisou repetir a ação para garantir a continuidade do trajeto. “Fui correndo, fechei as duas vias principais e a viatura conseguiu passar. Mais à frente tive que descer novamente para abrir passagem, porque os carros não estavam saindo”, disse. Ezequiel também destacou que atua em motolâncias do SAMU e ressaltou a importância desse tipo de serviço em cidades com grande fluxo de veículos. Na ocasião, porém, as motolâncias estavam em manutenção. “Eu não deixei de lado o meu papel de motolância, que é agilizar o atendimento e ajudar a salvar vidas. Fiz e faço quantas vezes for necessário”, declarou. Após a circulação do vídeo nas redes sociais, a atitude do socorrista recebeu elogios de internautas. Para Ezequiel, a reação reforça a importância do trabalho realizado pelas equipes de emergência. “O que passa na cabeça da gente é resolver o problema. Nosso objetivo é salvar vidas e fazer o paciente chegar ao destino o mais rápido possível”, concluiu.